Início > geek > As 10 maiores inovações tecnológicas de 2009

As 10 maiores inovações tecnológicas de 2009

O que nos espera esse ano? Pra variar a lista é invertida

#10 – Notebook com duas telas: Olha, eu uso um 22” ligado a um notebook de 15”, no caso o monitor do notebook virou auxiliar. Mas dá uma olhada no lançamento da Lenovo, o ThinkPad W700DS, que além de uma mesa digitalizadora ao lado do touchpad, vem com uma tela auxiliar de 10” (a principal tem 17”). Bom pra responder e-mail enquanto não começa um novo round no CS. Tá, eu sei que a IBM negligenciou o termo “portátil”

image

#9 – Migração do 3G pro 4G: Ah tu fez um contrato com a companhia de telefonia móvel de um ano pelo 3G, tecnologia essa que mandou por água a baixo o WiMax, saiba que vem por aí o 4G. Esse acho que vai demorar um pouco pra chegar no Brasil. Inclusive a Tim vende conexões de 7Mbps, se funcionasse nessa velocidade já estava de muito bom tamanho. Eu acho que a abrangência tem que melhorar muito também.

#8 – Stylish Netbooks: Não gosto de chamar esses micros de netbooks, mas já que a moda pegou, agora eles vão vir além de coloridos, com temas, um exemplo é esse HP Mini 100 modelo “China Chic”

image

#7 – USB 3.0: Pensei que já tinha falado dela aqui. A chamada USB SuperSpeed tem taxa de transferência de 5Gbps (contra os 480Mbps do 2.0), conector 100% compatível apesar de este novo ter dois lados, full duplex. A corrente aumentou pra 150mA (80% mais) e a tensão mínima pra funcionamento baixou de 4,4V pra 4V. Quero só ver transferir o conteúdo de um CD em 1 segundo.

image

#6 – Telas sensíveis ao toque: Não é de se estranhar agora todos os dispositivos virem com telas sensíveis, já tem máquina fotográfica, player de mídia, etc. Meu telefone quando as pessoas pegam na mão ficam apertando a tela! Pessoalmente eu não gosto, mas confesso que se ao invés de touchpad eu tivesse uma touchscreen seria melhor. Mas uma que eu não precisasse usar uma caneta por que eu não tenho a ponta do dedo “apontada”

image

#5 – Computação nas Nuvens (Cloud Computing): Segundo a Google, é o futuro. Já tem até Sistema Operacional na Web. Cada vez mais o seu navegador começa a ficar mais importante que seu Sistema Operacional. Você sabia que a Adobe liberou um Photoshop Online?

#4 – Interface 3D: Depois que a Apple nos forçou a usar interfaces sensíveis ao toque, agora ela patenteou uma interface 3D (clique na foto para saber mais, em inglês). Mas não é a única, soluções como BumpTop e Project Looking Glass, da Sun também estão nesse caminho

image

#3 – Monoblocos: Sim! É o retorno dos tudo-em-1. Tá, aquele HP da propaganda é gigante, diz que o software dele, aquele HP Media Center não roda DVD, o que ninguém entendeu, mas é melhor que ter aquela caixa ocupando espaço quando tudo podia estar junto e sem aquele monte de fios pra lá e pra cá. Na CES teve modelos da Dell, Sony, Gateway e Lenovo (não, eu não fui na CES e sim, todos os links estão em inglês)

image

#2 – Intel Core i7: Nem tem muito o que falar do lançamento da Intel: Adeus ao Front Side Bus, Controlador de memória integrado, Triple-Channel, a volta do HyperThreading (e o Windows mostrando 8 processadores na aba Performance do Task Manager), Gerenciamento de Energia e Overclock “built-in”, segundo o Gizmodo, a Beautiful Monster

image

#1 – Solid State Drives, ou SSD: Tá certo que hoje em dia a gente não ouve mais aquele CRRRR dos discos rígidos, mas eles estão com os dias contados, os SSD são mais rápidos, mais confiáveis e usam menos energia. Só quero ver se o povo vai parar de chamar de “disco rígido flash”. Meu amigo, SSD não tem disco nenhum!

image

  1. Muriel
    28/janeiro/2009 às 13:46

    Adorei a posição 10. Seria ótimo mesmo poder responder e-mail sem parar o jogo do The Sims 3. A Super hiper Speed USB também é do caralho, os net(?)books temáticos são legais e VOCÊ não sabia no PS Online? =/ Eu uso faz tempinho, mas é uma bosta, lento e não tem, praticamente, nenhuma função melhor que a do bom e velho Paint pras horas difíceis.

  2. Adriano
    17/março/2009 às 14:11

    adorei!!!
    serio gostei muito se eu pudesse pelo menos ter metade disso eu seria a pessoa mais feliz do mundo.Parabens.

  3. flavia divina volta redonda rj
    27/maio/2009 às 19:36

    esse artigo m ajudou bastante para fazer meu trabalho,obrigado!

  4. Amandah Souza
    12/junho/2009 às 15:19

    perfeitoo

  5. Yuri
    30/novembro/2009 às 17:36

    Show de bola teu post
    Me fez lembrar das novidades e da tão falada computação em nuvem que pra mim foi a explosão do ano.

    Vlw

  6. eduardofarias
    30/novembro/2009 às 23:28

    Yuri :

    Show de bola teu post
    Me fez lembrar das novidades e da tão falada computação em nuvem que pra mim foi a explosão do ano.

    Vlw

    É, a Google tá investindo bastante nisso, o ChromeOS é baseado nisso.

  7. 23/dezembro/2009 às 14:54

    Computação em nuvens é a novidade da hora, aliás acredio que de agora em diante vai ser um termo muito utilizado.
    Valeu pelo post, bastante informativo.

  8. 28/fevereiro/2010 às 15:20

    EU MORRO NA CASA DOS MEU PAIS TENHO 20 ANOS T

  9. 26/março/2010 às 19:37

    Muito bom!Espero que venha mais inovações iradas!!!!!

  1. No trackbacks yet.

Deixe uma resposta

